289 572 548

(Chamada para rede fixa nacional)

926 817 689

(Chamada para rede móvel nacional)

Email

leila.advogada@leilafrederico.pt

Tem Uma Mãe Direito A Pensão De Alimentos Durante A Gravidez?

Mesmo nos casos que o pai se recuse a contribuir com os pagamentos das despesas decorrentes da gravidez, poderá ser obrigado a fazê-lo mais tarde por efeito de sentença judicial. Nestes casos, pagará pensão de alimentos com retroativos relativamente ao início da gravidez.

A gravidez e o nascimento de um filho acarreta uma série de despesas desde consultas e exames médicos até alimentação especial e entre outros cuidados, ainda a necessidade de aquisição de todo o vestuário e acessórios necessários de que carece um bebe recém nascido. Os agregados monoparentais constituíam em 2021 cerca de meio milhão de famílias em Portugal.

Suscita-se a questão se o pai está obrigado a pagar uma pensão de alimentos durante a gravidez da mãe, mesmo quando, não sendo casados não existe o desejo de paternidade ou mesmo porque se duvida da mesma.

O código civil (artigo 1884º), prevê que uma mulher grávida tem direito a receber alimentos do pai do filho desde o período de gravidez. Este direito pressupõe, porém, o estabelecimento prévio da paternidade. No caso de não existir casamento, o estabelecimento da paternidade faz-se por perfilhação voluntária junto da Conservatória do Registo Civil ou, não existindo perfilhação voluntária pelo pai, em ação judicial de investigação da paternidade.

Assim mesmo nos casos em que o pai se recuse a pagar as despesas que decorrem da gravidez, ele poderá ser obrigado a pagá-las mais tarde por efeito de sentença judicial. E nestes casos pagará com retroativos a pensão de alimentos fixada por referência ao início da gravidez.

Marque a sua consulta jurídica

Preencha o formulário e marque já a sua consulta com um profissional qualificado

Partilhe este conteúdo

O conteúdo desta informação não constitui aconselhamento jurídico e não deve ser invocado nesse sentido. Aconselhamento específico deve ser procurado sobre as circunstâncias concretas do caso. Se tiver alguma dúvida sobre uma questão de direito português, não hesite em contactar-nos.

Peça Informações

Exponha-nos a sua questão/situação, sem qualquer compromisso.

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋,
Precisa de ajuda jurídica?
Envie mensagem, temos muito gosto em ajudar